TOYOTA GAZOO Racing revela protótipo de veículo com motor a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans

Akio Toyoda, chairman da Toyota Motor Corporation, apresentou a novidade que é equipada com motor a hidrogênio, aliado a um sistema híbrido

O chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, aproveitou a corrida de Le Mans para apresentar o "GR H2 Racing Concept", primeiro veículo protótipo com motor a hidrogênio desenvolvido com pensamento nas competições do futuro. A iniciativa da marca foi estimulada pelo anúncio recente da ACO, organizadora da corrida, de que veículos movidos a hidrogênio poderão
competir na corrida, além de veículos elétricos com células a combustível.

Toyoda parabenizou o ACO pelo centenário da histórica corrida de endurance, as 24 Horas de Le Mans e expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimorar os carros durante a competição.

“Este é um lugar onde não apenas competimos em uma das corridas mais famosas do mundo, mas também onde podemos ultrapassar os limites da tecnologia – um lugar onde podemos realizar o futuro. Somos gratos ao ACO e Le Mans por fornecer esta oportunidade única de compartilhar nossos esforços com o mundo”, disse Akio Toyoda.

“Meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono no automobilismo sem sacrificar nada em termos de desempenho ou emoção. Estamos ansiosos pelo nosso novo carro de corrida GR H2, tendo em vista a nova classe Le Mans H2, no futuro. O som, o torque, a dinâmica, está tudo lá. Não estamos apenas reimaginando o carro de corrida, mas fazendo isso com zero emissões. Um brinde aos próximos 100 anos de bandeiras quadriculadas”, completou o dirigente.

Pierre Fillon, presidente da ACO, parabenizou a Toyota pela inovação. “Esse dia será um marco na história das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA: um fabricante, e cujo fabricante é o número 1 do mundo, acaba de apresentar seu projeto ‘Hydrogen Endurance’. Há 100 anos, a ACO criou as 24 Horas de Le Mans, um verdadeiro laboratório tecnológico
para um carro em pleno desenvolvimento. Hoje, a mobilidade está passando por uma revolução, a da transição energética e as 24 horas de Le Mans participam da busca por tecnologias sustentáveis”, disse.

“Desde 2018, o ACO, com MissionH24 e GreenGT, promovem o hidrogênio, um transportador de energia seguro e eficiente. Este dia é um novo passo crucial para a criação da categoria ‘Hidrogênio’ das 24 Horas de Le Mans. Mais uma vez, o Endurance demonstra seu compromisso com a mobilidade sustentável, em linha com os players automotivos. Gostaria de saudar este desafio da Toyota, a visão destes homens e mulheres. Toyoda San, ao apresentar hoje oficialmente este projeto ‘Hidrogênio’, você deixou sua marca na história das 24 Horas de Le Mans”, completou Fillon.

Fora do WEC, a Toyota tem competido usando um Corolla com motor a hidrogênio na Super Taikyu Series desde a terceira rodada da temporada de 2021 e competiu com o mesmo carro no IDEMITSU 1500 SUPER ENDURANCE 2022 no Circuito Internacional de Chang, na Tailândia, em dezembro de 2022. Ao fazer isso, foi aprimorando suas tecnologias no automobilismo e, com parceiros dentro e fora da indústria automotiva, acelerando seus esforços para produzir, transportar e usar hidrogênio para a realização de uma sociedade neutra em carbono.

A Toyota pretende avançar ainda mais com esses esforços para fabricar carros cada vez melhores para o automobilismo e criar uma sociedade neutra em carbono e espera enfrentar o desafio de uma nova geração de corridas de 24 horas de Le Mans.

Dados do “GR H2 Racing Concept”

Powertrain – Motor a hidrogênio + sistema híbrido

Dimensões:

Comprimento – 5,100 mm
Largura – 2,050 mm

 

Sobre a TOYOTA GAZOO RACING

A Toyota considera o automobilismo como uma maneira essencial de comunicar os sonhos e emoções que os carros geram. Desde abril de 2015, a TOYOTA GAZOO Racing é a marca que abrange todas as atividades de automobilismo da Toyota, a fim de herdar a filosofia fundamental da Toyota de desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição, para continuar criando veículos cada vez melhores. Sob essa marca, a TOYOTA GAZOO Racing disputa provas no WRC, WEC, 24 horas de Nürburgring, Rally Dakar, Super GT (GT500 e GT300), Super Formula japonesa, Campeonato de Rally do Japão, entre outras competições.

Para acessar este press release, acesse: https://www.toyotacomunica.com.br/category/motorsports/

Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca Gazoo por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e sendo uma boa cidadã corporativa. Junto à Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável.

Mais informações no site www.toyota-global.com e www.toyota.com.br.